FEIRA INDIGENA

Qual o motivo de realizar uma FEIRA Indígena? Como era e como é essa Feira Indígena?

Um pouco antes de concluir o século passado, o milênio passado, se iniciou no município de Jacareacanga, algo que já faz parte do Calendário de Eventos do município, bem como do Calendário Escolar, que é a FEIRA INDÍGENA.

Ao ser criada, tinha como principal objetivo, oportunizar aos educando da sede do município, conhecer um pouco mais sobre grande parte da sua população que reside em território denominado como Mundurukania, que hoje se aproxima de 15 mil.

Oportunizar aos alunos, ir até a floresta nas proximidades da cidade, e de lá retirar o material necessário para construir  modelos de habitações indígenas tais como: Casa de barro, casa de buriti, casa com tronco de açaí, casa de palha, casa de varinhas e casa de sapé.

Após buscar  o material necessário, fazer as construções. Os complementos da casa como artesanatos, frutas e comidas típicas, ervas medicinais. Produtos estes, que provem de pesquisas sobre hábitos e conhecimentos indígenas e da busca e coleta realizada pelos próprios alunos.

Muito mais que um evento, a Feira Indígena é uma verdadeira aula prática sobre a Cultura do Povo Munduruku, onde os alunos aprendem muito mais que em um mês inteiro em sala de aula. Normalmente, o evento contava com a duração de 4 dias. Três deles para esse trabalho de coleta de materiais, artesanatos, ervas, frutas, e confecção das casas.

Ao final do terceiro dia, ocorria a abertura oficial com apresentações culturais indígenas apresentadas pelos próprios alunos, e o quarto era o grande dia, onde alunos faziam toda a apresentação do que se via aos visitantes e eram avaliados pelos jurados, além das modalidades esportivas indígenas.

É uma pena que, ao longo do tempo, parece que os verdadeiros motivos de realizar essa feira tem se deteriorado, por vários motivos e algo que em outros tempos foi motivo de deslocamentos de equipe e TV de Itaituba para registrar o evento, hoje, se quer motiva as pessoas do município a participar e prestigiar esse evento.

Creio que para os próximos anos, sejam feitas reflexões a respeito. Ou que o evento deixe de acontecer, ou que seja repensada a forma de realização. Afinal, em um município em que quase a metade da população é Indígena, um evento dessa magnitude, ou se faz bem feito, com objetivos educacionais bem definidos e muito bem organizado ou é melhor que não seja feito.

Se você concorda ou discorda, deixe seu comentário logo abaixo. Se gostou, curta, compartilhe!

Publicado por Marciano José Zanella

44 anos, Casado, 3 filhos, domiciliado em Jacareacanga no Estado do Pará, Formado em Educação Física pela Universidade de Passo Fundo - UPF, Professor de Escola Municipal e Diretor de Escola Estadual.

Um comentário em “FEIRA INDIGENA

  1. Diante de tudo isso havia um envolvimento entre as turmas numa competição sadia, onde cada turma ou séries se uniam em prol de competir e mostrar a cultura da cidade..Lembro que teve ano que foram mais de 38 barracas…sendo uma feira de verdade e não um projeto para justificar que está sendo feito algo…Espero uma nova avaliação e restruturação deste evento em benéfico do mesmo…

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog QAP Osvaldo Matos

Publicitário, desde 1988, Sociólogo, especialista em segurança, defesa e pós graduado em Comércio Exterior. Diretor Presidente da Bm4, Editor Geral da Revista Qap em Alerta e Presidente do Instituto Pernambucano de Segurança-Frei Caneca

Maryworks

Garimpando a Internet

cleberzanella

The greatest WordPress.com site in all the land!

RASTILHO DE PÓLVORA

Jacareacanga - Pará - Brasil

Junior Ribeiro - Itaituba/PA

Jacareacanga - Pará - Brasil

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

zanellablog.com

Jacareacanga - Pará - Brasil

%d blogueiros gostam disto: