Você aí, já se perguntou?
O que há por traz da tal história das Fake News?
Há um grupo bem representativo da política nacional trabalhando para que a “mentira” (fake news) não chegue até você cidadão.
Será?
Creio que não seja bem assim.
Na busca pelo domínio total, TER O CONTROLE DAS INFORMAÇÕES que chegam até as pessoas, é fundamental.
Até pouco tempo, há cerca de duas ou três décadas atrás, as redes de comunicação podiam dominar o tipo de informação que chegaria até às pessoas e principalmente, como essas informações chegariam.
Ao público não havia a possibilidade de validação ou não destas informações, pois não havia o contraponto que despertasse a curiosidade em saber se aquela informação era verdadeira ou não.
Com o advento das redes sociais, muitas informações que antes não chegavam até as pessoas, passaram a chegar com facilidade; via redes sociais, blogs, vlogs e à propria rede mundial de computadores (internet).
Dar ao contraditório o nome de “Fake News”(mentira) é uma das formas que o sistema encontrou para tentar manter a hegemonia da informação. Na ânsia de continuar manipulando as informações e consequentemente, o conhecimento coletivo.
É cada vez mais notório, para aqueles que detém um grau mínimo de conhecimento e censo crítico, o quanto a mídia de modo geral, está a serviço do Sistema, sem a mínima preocupação com a verdade em si.
Neste sentido, o próprio sistema se mobiliza na criação de uma legislação que possa coibir a circulação de informações e ao mesmo tempo, possa penalizar quem passar ou repassar informações contrárias àquelas que a mídia informa. A estes processos denominamos de censura, ou a tentativa dela, para manter o controle da informação.
A verdade?
Dizia um Kzar Russo no passado: “A verdade, só é verdade quando me interessar que seja verdade.”
Desde que o mundo é mundo, a mentira está presente, tendo o diabo como seu pai oficial.
Deus que é Deus nada fez para para tirar a mentira deste mundo. No entanto, deu ao homem, o poder do discernimento, que à luz do conhecimento identifica quando a mentira está presente para não levar em consideração aquela informação.

Deixe um comentário