MOTIVAÇÃO E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR – MOTIVAÇÃO

Texto de ZANELLA, Marciano José [1]

Orientado por: BECKER, Jussara Mª P. [2]

           Para que façamos a relação entre Motivação e Educação, Tema do Artigo por mim elaborado através da pesquisa bibliográfica, antes é necessário descrever um pouco, de forma sucinta cada um desses elementos. No texto desta semana, publicaremos, como foi essa descrição sobre MOTIVAÇÃO no contexto do Artigo.

            A motivação é uma força interior que se modifica a cada momento durante toda a vida, onde direciona e intensifica os objetivos de um indivíduo. A motivação é algo interior, está dentro de cada pessoa de forma particular e intrínseca, na busca por poder, afiliação e/ou realização, que são adquiridas ao longo da vida, trazendo prestígio, status e outras sensações que o ser humano gosta de sentir.

            O termo motivação tem origem no latim moveres, que significa mover, ou seja, movimentar, trazer ação ao motivo em discussão, fazer acontecer, impulsionar, demonstrando que motivação é algo imprescindível na realização de toda e qualquer atividade desenvolvida. A motivação representa “um fator interno que dá início, dirige e integra o comportamento de uma pessoa”. (MURRAY, 1986, p. 20), Esta perspectiva que relaciona a motivação com uma energia interna é também defendida por outros teóricos.

            De acordo com o site www.significados.com.br,

            Motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos. Envolve fenômenos emocionais, biológicos e sociais e é um processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objetivos. Motivação é o que faz com que os indivíduos deem o melhor de si, façam o possível para conquistar o que almejam…

            Motivação é um tópico muito estudado pela psicologia, para saber o que faz com que as pessoas se comportem da maneira que fazem, de onde sai a motivação, e o que ocorre quando as pessoas não são motivadas…

            A motivação é um elemento essencial para o desenvolvimento do ser humano. Sem motivação é muito mais difícil cumprir algumas tarefas. É muito importante ter motivação para estudar, para fazer exercício físico, para trabalhar, etc.

            A motivação pode acontecer através de uma força interior, ou seja, cada pessoa tem a capacidade de se motivar ou desmotivar, também chamada de auto-motivação, ou motivação intrínseca. Há também a motivação extrínseca, que é aquela gerada pelo ambiente que a pessoa vive, o que ocorre na vida dela influencia em sua motivação.

            Na área da psicologia, Maslow e McClelland criaram suas teorias para motivação. Maslow disse que o homem se motiva quando suas necessidades são supridas, como a auto-realização, auto-estima, necessidades sociais, segurança e necessidades fisiológicas. Já McClelland, indicou três necessidades que são essenciais para a motivação: poder, afiliação e realização.

          Na opinião de Pfromm (1987, 112) “os motivos ativam e despertam o organismo, dirigem-no para um alvo em particular e mantém o organismo em ação”.  Conforme Garrido (1990) a motivação é um processo psicológico, uma força que tem origem no interior do sujeito e que o impulsiona a uma ação.  De acordo com  Bzuneck (2000, p. 9) “a motivação, ou o motivo, é aquilo que move uma pessoa ou que a põe em ação ou a faz mudar de curso”.

            Para Balancho, e Coelho (1996) a motivação está ligada  à aprendizagem, é o centro dos estudos da psicologia científica, é um processo e, como tal,  suscita ou incita uma conduta, que sustenta uma atividade progressiva, que canaliza essa atividade para um dado sentido. Nesse sentido, motivação é tudo que desperta, dirige e condiciona a conduta. Pela motivação, consegue-se que o aluno encontre motivos para aprender, para se aperfeiçoar, para descobrir e rentabilizar conhecimentos e experiências.

[1] Licenciado em Educação Física UPF – Universidade de Passo Fundo – RS; Cursando Pós Graduação em Organização Pedagógica da Escola: Gestão Escolar pela UNINTER.

[2] Pedagoga (UTP) Mestre em Educação- Currículo e Conhecimento (UFPR), Especialista em Sociologia Política ( UFPR),  MBA em Gestão Social e Sustentabilidade (UNICENP/SISTEMA FIEP/UNINDUS), Prof.ª  Pesquisadora/ Supervisora Estágio (IFPR)  Profª Orientadora de TCC do Grupo UNINTER.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s