AÇÕES DO IBAMA E DA FORCA NACIONAL EM JACAREACANGA: “A CARROÇA NA FRENTE DOS BOIS!”

Olhando o título, de imediato talvez você não compreenda o porquê deste ditado popular para designar a característica destas reiteradas operações.

Vou utilizar-me de uma simbologia para me fazer entender.

Quando um paciente vai ao médico com um problema de saúde, o médico lhe pergunta os sintomas, pergunta o que já foi feito para remediar os sintomas, entende o histórico do paciente e, somente depois deste diagnóstico feito é que ele receita o tratamento que aquele problema precisa para ser resolvido.

Pois bem, em se tratando de Mineração em Jacareacanga, ao que parece, o médico foi logo aplicando tratamento de quimioterapia, sem verificar se o paciente estava realmente com câncer.

Vamos melhorar a explicação.

O IBAMA, ICMBIO e Força Nacional, cumprindo ordens, esta combatendo o “Garimpo Ilegal” com fogo pesado, e já faz um bom tempo. É a quimioterapia para um paciente que precisa de Aspirina.

Como é que um cidadão consegue trabalhar dentro da legalidade?

Para que o minerador esteja trabalhando de forma legal, é preciso ter uma PLG – Permissão de Lavra Garimpeira, uma autorização para explorar a mineração conseguida na ANM – Agencia Nacional de Mineração. Normalmente, um processo para se obter uma PLG é longo(bastante tempo), com um custo até que nem muito elevado, mas que muitos destes que lá estão nesta labuta, não tem condições de enfrentar tais processos.

Fico imaginando, se todo o investimento feito nessas “Forcas Tarefas de combate ao Garimpo Ilegal” fosse aplicado em “Força Tarefa para Regularização da Mineração no município, no Estado, no País”. Ao invés de dezenas de Maquinas incendiadas, milhares de litros de óleo queimados, milhares de pessoas sem ter mais de onde tirar seu sustento; teríamos uma fonte de renda garantida para o município, para o Estado e para o País, através da geração de impostos, geração de renda e emprego. Já pensou se esse investimento fosse feito na busca maneiras cada vez mais limpas de extração mineral, ao invés da coação de tal atividade.

Da maneira que está sendo feito, quantas famílias estão falidas, pois o capital que tinham foi consumido pelo fogo e aquela profissão que era a única que tinham, na maioria dos casos, e agora muitos não tem nem para onde ir, e outros até tem para onde ir, mas sobreviver de que?

Ah, mas tem grandes empresas pelo meio que estão faturando altíssimo e que precisamos coibir. Sim, tem. Mas mesmo destes, quantos são os funcionários que passam a não ter mais sua fonte de sustento? Hoje sabemos de garimpeiros que tiveram suas máquinas incendiadas, suas posses devastadas mesmo tendo a PLG autorizada pela ANM em mãos, mas não há sequer tempo para mostrar os documentos.

As pessoas que estão trabalhando nestas Forças Tarefas, são como o enfermeiro que aplica a quimioterapia. Eles não tem culpa. Mas são odiados pelo povo local de uma forma exponencial pois o resultado de suas ações são catastróficos para a economia local e familiar. Enquanto que, quem autoriza e determina tais ações, se quer faz ideia da existência destas pessoas.

Não precisamos de repressão!!!

Precisamos da presença dos órgãos governamentais que atuem na regularização das Lavras Garimpeiras.

O Remédio certo CURA!

O Remédio errado ou em excesso MATA!!!

E é por isso que afirmo, estão colocando a carroça na frente dos bois!

A AÇÃO que deveria ser feita não é esta que está sendo feita.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

belezadelivroscomhome.wordpress.com/

Aqui você encontra resenhas de livros, dicas de leituras, e vai descobrir que os livros possuem magia e beleza!

sumidao.com

contos poéticos por Igor Florim

Blog QAP Osvaldo Matos

Publicitário, desde 1988, Sociólogo, especialista em segurança, defesa e pós graduado em Comércio Exterior. Diretor Presidente da Bm4, Editor Geral da Revista Qap em Alerta e Presidente do Instituto Pernambucano de Segurança-Frei Caneca

Maryworks

Garimpando a Internet

cleberzanella

The greatest WordPress.com site in all the land!

RASTILHO DE PÓLVORA

Jacareacanga - Pará - Brasil

Junior Ribeiro - Itaituba/PA

Jacareacanga - Pará - Brasil

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

zanellablog.com

Jacareacanga - Pará - Brasil

%d blogueiros gostam disto: