Enquanto Diretor da única Escola de Ensino Médio de Jacareacanga, a qual funciona de Manhã e à noite, muitas vezes me deparei pensando em como oferecer atividades complementares em contra-turno aos alunos. Artes (Artesanato, pintura, música, dança, teatro) Esportes e até mesmo aulas profissionalizantes.
Logo em seguida, caio na real: Quem ensinaria? De graça? Ou alguém pagaria por esse serviço? Quem? Quem bancaria o material necessário para cada opção? Ah esse mundo capitalista onde tudo gira em torna do dinheiro…
Mas, se é tão difícil, porque escrever isso tudo?
Já pensou se alguém lê e resolve ajudar a implantar uma destas opções dentro da escola!
Pra ilustrar um pouco mais, na Escola Estadual Érico Veríssimo em Três Passos no Rio Grande do Sul, onde estudei, na 8ª série tinha uma marcenaria e tínhamos aula de técnicas Industriais, onde aprendi a trabalhar com maquinas de marcenaria. Se eu encontrasse alguém que doasse pra esta escola essas máquina de marcenaria, eu não teria problema nenhum em ensinar de graça aos alunos no contra-turno, a fazer coisas belíssimas. Só com o reaproveitamento de resto de madeiras das marcenarias da cidade, teria como fazer muita coisa e de repente, descobrir verdadeiros artesões, e até mesmo, muitas pessoas encontrarem um meio honesto de sobreviver e prosperar.
Se não sabe, não pode ou não tem como ajudar, pelo menos compartilhe, quem sabe um amigo seu veja e podendo, queira contribuir com a escola. Basta comentar no Blog.
Deixe um comentário