DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O que significa termos um Dia para celebrar a Consciência Negra?

Para os indivíduos que antes da mais nada são seres humanos, apenas com uma tonalidade de cor de pele diferenciada, com certeza tem muito valor, afinal de contas, essa tonalidade negra que o diferencia dos demais, já foi motivo de opressão, escravidão, discriminação, entre outros.

Em pleno século XXI,  por incrível que pareça, muitas pessoas fazem da cor da pele, motivo para tratamento diferenciado.

Entre os próprios Negros, muitos se julgam inferiores aos não negros. Neste sentido, celebrar a Consciência Negra, é justamente fazer perceber que enquanto seres humanos, não é a cor da pele que nos torna superiores ou inferiores.  melhores ou piores, mais ou menos importantes.

Há de se observar porém que, toda moeda possui dois lados e tal qual uma moeda, as circunstâncias também. Por isso, todas as vezes que fizemos alusão às diferenças, mesmo que com a melhor das intenções, acabamos por enaltecer as diferenças.  Quanto mais enaltecem as diferenças, mais difícil fica o tratamento igualitário.

Tal qual uma ferida aberta, que quanto mais se mexe, mais demora a sarar, assim também é a situação de discriminação. Ao estabelecer cotas a grupos diferenciados, dizemos que se está fazendo justiça histórica, e isso é uma verdade, mas ao mesmo tempo estamos tratando as pessoas como diferentes, e tratar como diferente de certa forma e uma forma sutil e velada de discriminar.

Seremos realmente livres de discriminação, quando cada um, tratar o próximo, de forma igual, independente das características físicas e/ou comportamentais. Quando os governos oportunizarem com suas políticas públicas sociais, educacionais entre outras, de forma igual, independente dessas características.

 

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s