Todo e qualquer ser humano que quer dar sentido e finalidade a sua vida, deve buscar algo a mais do que o trivial: trabalho, família e lazer.
E o que seria esse algo a mais? Para mim, esse algo a mais é o envolvimento na sociedade, em qualquer seguimento.
No meu caso, sempre me envolvi em várias entidades sociais e religiosas. E em 2011, nem tanto por vontade própria, mas me vi com a responsabilidade de coordenador da comunidade católica de Santo Antônio em Jacareacanga.
Uma Igreja que teve início na década de 50 no século passado, em uma localidade que já foi base de revolução contra o governo de Jucelino Kubitschek, e que foi emancipado município em 13 de dezembro de 1992.
Apesar de ter tido Padres na cidade por um bom tempo, quando assumi a coordenação, a comunidade contava com assistência sacerdotal vez ou outra. Procuramos o Bispo da Prelazia de Itaituba, Dom Vilmar Santin O.Carm. e conversamos a respeito de conseguir padres pra Jacareacanga e sobre a possibilidade de criação de uma paróquia.
A partir disso muitas esforços foram feitos neste sentido por muitos, principalmente Por Dom Vilmar. E finalmente, em junho de 2015, com a chegada em definitivo dos Freis da Ordem dos Carmelitas Descalços da Província de Porto Alegre, e a presença de nosso Bispo, a Paróquia Santo Antônio e São Pedro de Jacareacanga foi oficilmente instituída.
Hoje, ao ver as coisas andando, mesmo sem fazer parte do CPP e CAEP, me sinto feliz, realizado, com sentimento de dever cumprido… tudo valeu a pena!!!!!
Mas ao contrário do que possa parecer, a missão não está concluída. Agora mesmo que a Igreja precisa não só de mim, mas de muitos outros que possam se engajar para o êxito real do trabalho que foi feito até agora.
Deixe um comentário