Se alguém chega e pergunta: Quanto você ganha? Muitos, nem se quer respondem. E não há obrigação nenhuma em responder, afinal é de interesse privado o quanto cada um ganha pelos seus serviços.
Mesmo assim há os que respondem… e ao dar a resposta normalmente dizem o valor líquido de seu soldo.
Líquido? Como assim? Mas afinal quanto eu ganho?
Temos por salário líquido, aquilo que recebemos após realizar todos os descontos previstos na legislação.
E por falar em descontos, é impressionantes quantos são. Enquanto professor, pode-se ter mais de um contrato e se com isso atingir o teto máximo do imposto de renda, de 27%, significa que de cada dez mil reais que se ganha, R$2.700,00 é pra o Leão do Imposto de Renda.
Após essa dedução passamos a verificar que: para um professor que atingir esse nível de descontos, assim como para qualquer outro profissional, ao descontar Imposto de renda, valor relativo a previdência e fazendo uma médio nos impostos pagos aos produtos que adquirimos nos mais diversos setores, chegamos a conclusão de que, de cada dez mil que se recebe, cerca de quatro mil apenas são seus, o restante é do governo.
Por isso que temos tantos investimentos em saúde pública… em educação… em estradas… em transportes… em segurança pública… entre outros setores.
Falo de professores, pois não sei se existe outra profissão com graduação que tenha salário inferior a esta.
Dada a importância desses profissionais, e serem um dos menores salários entre os graduados, seria interessante se esses profissionais fossem abonados em 50% do valor do imposto de renda em detrimento de investimentos em Formação continuada. Formação esta que lhes é cobrada mas não incentivada.
Quem concorda compartilhe no blog, comente… Apenas 50% das taxas de imposto de renda aos professores.
Deixe um comentário