PREOCUPADO

Pedagogo pode dar aula de Sociologia e/ou Filosofia e Letrado pode ministrar Artes no Ensino Médio?

Bem, até o momento, foi assim.

Mas, parece que as novas diretrizes de conduta ao efetivar os contratos temporários da SEDUC Pará, com base nas orientações do TCE, estão sendo diferentes, ao exigir que para ministrar as aulas destas disciplinas, as pessoas sejam formadas na área ou ter complementação de estudos nas áreas de filosofia, sociologia e artes.

Conforme Legislação vigente, sabemos que esse procedimento adotado pela SEDUC está correto. Cada um na sua função. No entanto, há de se verificar a disponibilidade de mão de obra com tal formação para suprir tal demanda.

Enquanto diretor de Escola, ciente da formação de todos os inscritos no processo seletivo feito pela SEDUC, vejo apenas pedagogos inscritos para as Disciplinas de Sociologia e Filosofia e letrados para ministrar Artes.

A se manter as determinações de contratar apenas quem tem formação específica, antevejo problemas com a lotação de professores nestas três disciplinas para nosso Ensino Médio, e  me utilizo deste instrumento veicular informativo para expressar minha preocupação.

Afinal, concordo plenamente que a legislação deva ser cumprida. No entanto, sabemos que em um país ou estado diverso como o que vivemos, em um município tão distante de tudo e de todos como o que vivemos, faz-se necessário que entre em campo o que chamamos de bom censo. O que não pode, é nossos alunos ficarem sem professor, havendo possibilidade de contratação de pedagogos sabidamente capacitados para ministrar essas disciplinas. As excepcionalidades existem e devem ser tratadas como tais.

Gostaria inclusive que houvesse comentários abaixo, por parte de pedagogos sobre ser legal ou não, esses profissionais assumirem essas disciplinas no Ensino Médio, do ponto de vista legal.

Escrevo também no intento de que nossa preocupação chegue até quem tem poder de decisão, e a situação possa ser resolvida a tempo de iniciarmos o segundo semestre com todos os professores, ou que mesmo após o início, o quadro docente esteja completo o mais rápido possível.

Você que leu. Comente, curta, compartilhe… Sei que isso não é uma preocupação apenas deste diretor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s