ENEM EM DOIS DOMINGOS

Decisões são tomadas…

Decisões precisam ser tomadas…

Precisam ser tomadas sempre tendo como base as mais diversas situações.

E ai nós vemos o governo anunciando como novidade para 2017, que o ENEM seria realizado em dois finais de semana. Muitos comemoraram.

Será que foram levadas em consideração todas as circunstâncias?

Para trazer as provas do ENEM para qualquer cidade, é necessário atingir o quantitativo de 500 inscritos.

Jacareacanga até hoje não conseguiu atingir esse índice. Sendo assim, muitos nem se inscrevem por falta de condicoes de ir fazer, e quem se inscreve para este certame classificatório se depara com um dilema.

São 400 km de estrada de chão da rodovia transamazonica até a cidade de Itaituba, 8 horas em média de viagem.  Ir em 2 finais diferentes significa despesa dobrada.

Ir e permanecer lá a semana toda, também significa despesas extras com alimentação, hospedagem entre outros; e para quem é estudante, uma semana sem frequência escolar.

Imaginamos que essa situação não é exclusividade de quem mora em Jacareacanga, mas sim de muitos outros município que tambem são distantes de centros maiores, e que também ainda não atingiram o quoeficiente necessário para ter as provas em sua cidade.

Assim o processo torna-se ainda mais excludente, pois quem mora em localidades distantes além de não ter o mesmo acesso às facilidades educacionais, ainda enfrenta as dificuldades de acesso ao processo seletivo que cada vez mais é utilizado para acessar as vagas de graduação  disponíveis.

Duas alternativas para corrigir tal situação, democratizando de fato o acesso. Voltar a fazer em dois dias seguidos, ou então, diminuir o quoeficiente para que mais municípios possam aplicar essas provas facilitando a vida de muitos brasileiros.

Publicado por Marciano José Zanella

44 anos, Casado, 3 filhos, domiciliado em Jacareacanga no Estado do Pará, Formado em Educação Física pela Universidade de Passo Fundo - UPF, Professor de Escola Municipal e Diretor de Escola Estadual.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog QAP Osvaldo Matos

Publicitário, desde 1988, Sociólogo, especialista em segurança, defesa e pós graduado em Comércio Exterior. Diretor Presidente da Bm4, Editor Geral da Revista Qap em Alerta e Presidente do Instituto Pernambucano de Segurança-Frei Caneca

Maryworks

Garimpando a Internet

cleberzanella

The greatest WordPress.com site in all the land!

RASTILHO DE PÓLVORA

Jacareacanga - Pará - Brasil

Junior Ribeiro - Itaituba/PA

Jacareacanga - Pará - Brasil

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

zanellablog.com

Jacareacanga - Pará - Brasil

%d blogueiros gostam disto: