Decisões são tomadas…
Decisões precisam ser tomadas…
Precisam ser tomadas sempre tendo como base as mais diversas situações.
E ai nós vemos o governo anunciando como novidade para 2017, que o ENEM seria realizado em dois finais de semana. Muitos comemoraram.
Será que foram levadas em consideração todas as circunstâncias?
Para trazer as provas do ENEM para qualquer cidade, é necessário atingir o quantitativo de 500 inscritos.
Jacareacanga até hoje não conseguiu atingir esse índice. Sendo assim, muitos nem se inscrevem por falta de condicoes de ir fazer, e quem se inscreve para este certame classificatório se depara com um dilema.
São 400 km de estrada de chão da rodovia transamazonica até a cidade de Itaituba, 8 horas em média de viagem. Ir em 2 finais diferentes significa despesa dobrada.
Ir e permanecer lá a semana toda, também significa despesas extras com alimentação, hospedagem entre outros; e para quem é estudante, uma semana sem frequência escolar.
Imaginamos que essa situação não é exclusividade de quem mora em Jacareacanga, mas sim de muitos outros município que tambem são distantes de centros maiores, e que também ainda não atingiram o quoeficiente necessário para ter as provas em sua cidade.
Assim o processo torna-se ainda mais excludente, pois quem mora em localidades distantes além de não ter o mesmo acesso às facilidades educacionais, ainda enfrenta as dificuldades de acesso ao processo seletivo que cada vez mais é utilizado para acessar as vagas de graduação disponíveis.
Duas alternativas para corrigir tal situação, democratizando de fato o acesso. Voltar a fazer em dois dias seguidos, ou então, diminuir o quoeficiente para que mais municípios possam aplicar essas provas facilitando a vida de muitos brasileiros.
Deixe um comentário