HIDRELÉTRICAS NA AMAZÔNIA: SIM / NÃO

  Diante do constante crescimento da população, da economia, da quantidade de produtos que demandam energia elétrica. Num mundo cada vez mais consumista e comodista, que leva as pessoas a ter o máximo de produtos que proporcionem essa comodidade, é natural que a quantidade de energia produzida seja cada vez mais insuficiente.

     Não é de hoje que se sabe disso, bem como não é de hoje que se sabe do potencial dos Rios da Região Amazônica para a produção de energia. Tanto que ainda na década de 70, vários estudos foram feitos no sentido de verificar os pontos possíveis de serem utilizados para a geração de energia elétrica dentro da Amazônia.

     Há muito, um assunto adormecido, mas que com o estrangulamento do setor elétrico nacional, precisou ser trazido à tona e posto em discussão e em ação. E esta região do Tapajós é diretamente impactada por estas ações.

-*-*-*-*-*-*-*-*-

     Logo aqui? No meio desta vasta floresta onde muitos defendem pela preservação, no meio de tantos povos indígenas, e povos de culturas tão peculiares?

    O que será produzido de energia compensará as perdas que o ecossistema terá com essas obras?

       Como as pessoas que moram nesses lugares serão impactados com as mudanças ambientais e principalmente com as mudanças sociais dessa obras?

-*-*-*-*-*-*-*-*-

     Ou então, porque não aqui? Se aqui os estudos mostram que o potencial hídrico propício à geração de energia é grandioso.

  Os benefícios não serão muito maiores que as mazelas que os empreendimentos trazem consigo.

      No meio dessas mudanças sociais, não haverão uma quantidade grande de oportunidade de trabalho, de empreendimentos individuais beneficiados?

-*-*-*-*-*-*-*-*-

     São perguntas que como outras tantas, passam pelo pensar deste povo, na sua grande maioria sem muito esclarecimento, pelo menos não o suficiente para saber interagir de forma condizente com essas novas realidades.

     Afinal como você que agora lê se posiciona? Sim ou Não.

     Comente no Blog. Dê sua opinião.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s