MUNDURUKUS!!!

      Por centenas de anos, no seio da Amazônia, vive o Povo Munduruku. Índios com tronco linguístico Tupi, espalhados por uma ampla região nos Estados do Amazonas, Mato Grosso e Pará. Mas foi ao longo do Rio Tapajós e seus afluentes do lado oriental (margem direita) que que se estabeleceu, uma das maiores nações indígenas em um mesmo território, mais precisamente, no município de Jacareacanga.

     Um povo com características de estatura física um pouco menores que os padrões pré estabelecidos, mas de uma valentia inabalável, que deu posse ao território no passado, e que os impulsiona cada vez mais em busca de seus diritos e novas conquistas.

    “O nome “Munduruku” é o nome com que um grupo rival dos Mundurukus, os Parintintins, os denominam. Significa “formigas vermelhas” e é uma referência ao ataque em massa que os Mundurukus costumavam realizar sobre seus inimigos. Segundo seu mito de origem, os Mundurukus foram criados por Karosakaybo (Grande Deus) na aldeia Wakopadi, próximo às cabeceiras do rio Krepori. Na segunda metade do século XVII, começaram os primeiros contatos registrados com os não índios. Nessa época, os Mundurukus dominavam o vale do Rio Tapajós, região que era conhecida como Mundurucânia”. (fonte Wikipédia).

     Em Jacareacanga hoje, vivem aproximadamente 14 mil Índios Mundurukus distribuídos em mais de 115 aldeias.

     Muitas informações sobre os Povos indígenas, inclusive os Mundurukus, você encontra no site: http://pib.socioambiental.org/pt/povo/munduruku/, entre outros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s