Todo filme, ao ser produzido, editado e lançado, trás uma mensagem, às vezes clara e sucinta, às vezes subjetiva e às vezes, até mesmo subliminar.
Expresso neste texto, a manifestação da minha percepção dos fatos. Sem citações ou influências de opinião.
Fico impressionado que, na grande maioria dos filmes americanos, e a grande maioria dos filmes são de origem americana, há sempre uma exaltação ao patriotismo, uma exaltação às forças armadas americanas, à inteligência americana. Enfim, nos filmes americanos eles sempre são os melhores.
Poderíamos nos perguntar, isto é certo ou é errado? Pode parecer soberba, pode parecer mania de grandeza, mas ao mesmo tempo, pode ser a preservação da auto estima de seu povo, a preservação da auto-imagem, é uma maneira de se autoafirmar diante de outros povos.
Quando vamos assistir filmes brasileiros, vejo justamente o contrário. A maioria dos filmes brasileiros apresentam vulgaridade no vocabulário, representações clássicas do jeitinho brasileiro, de infidelidade, de trapaças, de nudez.
Ou seja, os filmes brasileiros em sua maioria, não me representam, pelo contrário me envergonham. Mas é essa a mensagem que nossos filnes passam a todo estrangeiro que os assiste.
Por isso e por outras questões, vemos frequentemente estrangeiros referindo-se a brasileiros lembrando apenas de Futebol, Carnaval, mulheres e as características supra citadas.
E poderiamos nos perguntar:
Como gostaríamos de ser retratados?
O que gostaríamos de ver retratado nas telas, que realmente nos represente?
O que realmente nos faz ter orgulho de nosso país?
Quem são nossos verdadeiros Heróis Nacionais?
Qual é verdadeiramente a nossa história?
Mas a pergunta que mais me intriga, é em saber quais os motivos que pessoas e/ou grupos preferem levar essa imagem do Brasil e dos Brasileiros ao mundo? Porque querem passar esta imagem nossa ao mundo?
Deixe um comentário