BNCC

Eis que chega a Nova BNCC.

Precisa ser implantada? Legalmente sim, por imposição legal do sistema.

Mas afinal de contas o que significa ter uma Base Nacional Comum Curricular? O que está contido nas intenções da BNCC? Quais são os resutltados práticos previstos em termos de melhoria com a implantação da Nova BNCC?

Desde a década de 80 o Brasil passa por um processo de mudanças no sistema educacional, contínuo e direcionado.

Por falta de Conhecimento, por ingenuidade, entre outros fatores, as pessoas não se deram conta da intencionalidade do processo em retardar o aprendizado e diminuir o acesso ao conhecimento, tornando nossos alunos menos esclarecidos.

Como podemos visualizar de forma prática que isso vem ocorrendo Brasil?

Podemos começar pelo processo de diminuição das médias de aprovação, que de 80 passaram pra 70, depois pra 60 até chegar à média 50. Não satisfeitos incluíram as dependências de estudos e a progressão automática.

Quais as consequências práticas de tais medidas no ensino aprendizado de modo geral?

É fato que, quanto maiores são as exigências, maior é o esforço despreendido para superar as metas. Quando são diminuídas as exigencias (media final) também vai diminuindo a necessidade de envidar esforços para que as metas sejam atingidas. Consequentemente o nível de conhecimento, de aprendizado também fica aquém, conforme mostram os índices oficiais nacionais disponíveis.

Some-se às alterações no nível de exigência para aprovação, o fato de ter sido posto como referencial educacional, uma pedagogia que vitimiza o aluno e vilaniza o professor. Ao vitimizar o aluno e vilanizar o professor, o sistema vai despindo o professor, que é ator vital no processo de transferência e promoção da produção de conhecimento, de autoridade e gerência sobre o aluno e sobre o processo cognitivo.

Isso força uma desvalorização à instituição “professor”, que somado ao fato do aluno não poder ser cobrado por resultados efetivos da mesma forma que antes, corroboram aos índices atuais.

Nesse mesmo período, surge o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente; muito bom por sinal. Mas que tem tido enfatizados de forma generalizadas, os diretos das crianças e os deveres dos pais, em campanhas distorcidas, que levam à um afrouxamento educacional familiar, principalmente nas famílias já formadas por indivíduos portadores de pouca formação.

Essas crianças que chegam ao ambiente escolar sem o hábito da obediência e sem limites estabelecidos, é posto como vítima da sociedade e da Escola. Quando o professor precisa ser mais firma para contornar tais comportamentos é taxado de vilão.

E aí, temos a criação, na década de 90 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, endossando e normatizando todo esse processo. Trazendo como grande bandeira, a definição e a unificação curriclar, que também podemos definir como a unificação do pensamento.

E quando falamos em unificação do pensamento, nos referimos exatamente em fazer com que todos pensem igual acerca de todos os assuntos curriculares. Principalmente em relação aos fatos históricos, às personalidades históricas e aos sistemas de governo. Esse processo é todo elaborado e definido através do Livro didatico escolar.

Quando fizemos pequenas investigações, percebemos claramente as distorções históricas e a tendência ideológica, presente nos livros didáticos na tentativa de ajustar o pensamento coletivo em uma mesma direção.

Ocorre que, o mesmo grupo que foi impedido de chegar ao poder em 1964 pelos Militares, passou o Período Militar todo se organizando e seguindo a cartilha Gramsciana: “Não tomem quartéis, tomem escolas, a mídia, as artes, a cultura. Não ataquem pessoas, ataquem ideias.” Para efetivamente chegarem ao poder. E assim o fizeram.

Quando os Militares entregam o poder, apenas a esquerda estava devidamente organizada, e vem se alternando no poder desde então. E no afã de se manter no poder, todas as ferramentas deveriam ser utilizadas, inclusive proporcionar a falta de conhecimento por parte da maioria da população.

É neste ínterim, que entra a Base Nacional Comum Curricular e os fatos supra citados. Ao analisar a mesma, vemos uma gigantesca teorização, que ao final, não conduz à patamares de excelência em termos quantitativos educacionais. Muito pelo contrário, formam seres que apenas reproduzem um estereótipo educacional pre-estabelecido, desprovidos de curiosidade, principalmente, de curiosidade científica.

Se quisermos alcançar uma educação de qualidade aos Brasileiros de modo geral. Iniciamos por, identificar de forma simples, as problemáticas do processo. Façamos a elaboração e elencamento de metas e objetivos palpáveis e factíveis. Seja dada infraestrutura necessaria em cada escola para dsenvolver o trabalho com excelencia. Iniciemos um processo de reestabelecimento valoral do magistério do professor. Façamos a inserção de práticas educacionais motivadoras, capazes de despertar a curiosidade e o interesse de nossos alunos. Defendamos os valores morais com ênfase na manutenção e reestruturação familiar, assim teremos alunos que chegam à escola com base familia em educação, comportamento e incentivo aos estudos.

Um comentário em “BNCC

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

belezadelivroscomhome.wordpress.com/

Aqui você encontra resenhas de livros, dicas de leituras, e vai descobrir que os livros possuem magia e beleza!

sumidao.com

diariamente à zero hora um inédito conto poético

Blog QAP Osvaldo Matos

Publicitário, desde 1988, Sociólogo, especialista em segurança, defesa e pós graduado em Comércio Exterior. Diretor Presidente da Bm4, Editor Geral da Revista Qap em Alerta e Presidente do Instituto Pernambucano de Segurança-Frei Caneca

Maryworks

Garimpando a Internet

cleberzanella

The greatest WordPress.com site in all the land!

RASTILHO DE PÓLVORA

Jacareacanga - Pará - Brasil

Junior Ribeiro - Itaituba/PA

Jacareacanga - Pará - Brasil

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

zanellablog.com

Jacareacanga - Pará - Brasil

%d blogueiros gostam disto: