A VERDADE

Caro leitor, você já se perguntou o que é a verdade? 

 

O uso conceitual desta palavra, ao longo da vida,  define o caráter, o histórico e a grandeza de um homem. 

 

A verdade está no ser de todas as coisas. Portanto, só existe uma verdade possível. Não existem meias verdades, nem mesmo duas verdades. Mesmo que pareça sincera, uma “não verdade” deixa sempre a desejar, se confrontada com a realidade, porque justamente, não se conecta com ela. 

 

Aqui, não cabe a mim definir o que é verdade e como você pode buscá-la, porque homens muito maiores do que eu já o fizeram. Sócrates (470 – 399 aC.), que é o filósofo que criou a ideia da busca pela verdade, diz que a verdade está na essência daquilo que não percebemos, mas que podemos alcançar pelo trabalho do nosso pensamento, e o que o pensamento conhece da verdade a partir da essência da realidade, das ideias e dos valores, chama-se “conceito”. De acordo com Sócrates, conceito diverge de opinião, sendo a verdade possível de ser encontrada, não nas opiniões, porque são variáveis, mas no conceito das coisas, porque o conceito é universal e absoluto. São Tomás de Aquino (1225 – 1274 dC.), considerado o maior filósofo da era Cristã, define a verdade como aquilo que está no “Ser” das coisas, algo que é real, autêntico e possui substância de verdade. 

 

Especialmente hoje, quando se fala regularmente em Fake News (notícias falsas), justamente porque não é a verdade dos fatos que interessa e se busca noticiar, mas visões da realidade que transformam a maneira de seus interlocutores de ver os fatos, de maneira que sejam contemplados os interesses dos mais variados grupos por trás da notícia, é que se tornou vital aprender a conhecer a verdade. E para conhecer a verdade é preciso despir-se de conceitos fáceis e de emoçõe. É preciso usar a razão, abandonar a preguiça e tomar gosto pela leitura, pela investigação, deixando de lado o hábito de ouvir somente a opinião que gostamos, mas também aqueles de quem não gostamos, com sinceridade e humildade. 

 

Na outro artigo também publicado aqui neste espaço, eu dissertava sobre a época de formação acadêmica de Martinho Lutero, o fundador da corrente luterana. Período onde todas as universidades foram tomadas, através do engajamento dos professores, por uma linha filosófica, chamada Nominalismo, que consistia a grosso modo em nominar as coisas de acordo com a sua aparência e não, como deve ser, de acordo com a sua substância. Por exemplo; uma árvore para ser chamada pelo nome “árvore”, deveria ter aquela aparência regular de árvore. Porém, sabemos  que para ser árvore, basta que a planta possua substância de árvore, pouco importando sua aparência. Assim, o nominalismo aplicado à realidade, provocou um sem número de distorções em praticamente todas as áreas de pensamento. Lutero é um exemplo da subversão a que esta ideologia levaria seus adeptos. Ele incorreu em erro, um erro advindo desta corrente filosófica que não comungava da verdade dos fatos, da verdade da realidade, da verdade conceitual e do ser das coisas. O resultado foi a malfadada reforma protestante.

 

Da queda protestante até aqui já se passaram mais de quinhentos anos mas, conceitualmente, ainda não amadurecemos o suficiente a ponto de sermos povo livre das armadilhas ideológicas, ao contrário, estamos submersos num viscoso mar de ideologias, que atendem os mais variados e doentios desejos da nossa matéria ao nosso bel prazer. 

 

A busca genuína, esforçada e sincera pela verdade é a única saída para salvar-nos destes males sempre atuais. Isto requer sacrifício mas, com a ajuda de Deus, venceremos. 

 

E Cristo entregue a proteção da Virgem Maria. 

Publicado por Cleber Andre Zanella

Não sou nada sem os dons do Espirito Santo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

belezadelivroscomhome.wordpress.com/

Aqui você encontra resenhas de livros, dicas de leituras, e vai descobrir que os livros possuem magia e beleza!

sumidao.com

contos poéticos por Igor Florim

Blog QAP Osvaldo Matos

Publicitário, desde 1988, Sociólogo, especialista em segurança, defesa e pós graduado em Comércio Exterior. Diretor Presidente da Bm4, Editor Geral da Revista Qap em Alerta e Presidente do Instituto Pernambucano de Segurança-Frei Caneca

Maryworks

Garimpando a Internet

cleberzanella

The greatest WordPress.com site in all the land!

RASTILHO DE PÓLVORA

Jacareacanga - Pará - Brasil

Junior Ribeiro - Itaituba/PA

Jacareacanga - Pará - Brasil

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

zanellablog.com

Jacareacanga - Pará - Brasil

%d blogueiros gostam disto: